angústia

Angústia, ao atravessar um rio, viu uma massa de argila e, mergulhada em seus pensamentos, apanhou-a e começou a modelar uma figura.
Quando deliberava sobre o que fizera, Júpiter apareceu.Angústia pediu a ele que fosse dada uma alma à figura que modelara e, facilmente, conseguiu o que pediu.
Mas em seguida, como Angústia quisesse dar seu próprio nome à figura que modelara, Júpiter proibiu e determinou que lhe fosse dado o SEU nome.
Enquanto Júpiter e Angústia discutiam, Terra apareceu e quis que fosse dado o nome DELA, já que fornecera o material para modelagem do corpo.
Saturno foi, então, escolhido como árbitro e assim julgou a questão:
Tu, Júpiter, que lhe deste a alma a terá depois da morte. Tu. Terra, que lhe deste o corpo a receberá ao morrer. Todavia porque foste tu, Angústia, a primeira que modelou, a terá enquanto essa criatura viver.

(Extraído de Fábulas 220 de Caius Julius Higinus)


P.S Essa fábula sempre me comove porque acho que tem tudo a ver com nossa humanidade, condenada à angústia e ciente de que, cedo ou tarde, será devolvida à terra.
O texto estava no perfil do meu orkut e decidi migrá-lo para cá para compartatilhar com os poucos, mas fiéis leitores do blog

1 comentários:

Carla Vianna disse...

Rita,

A Rita é como um poema, sem princípio, meio e fim. Não sei, exatamente
quando começou esta amizade, que não teve data de inauguração e,
certamente, não terá quem nos separe. Sofremos, rimos, enfrentamos
moinhos de vento, dragões para acreditar nos sonhos. Eles existem e
quando são os impossíveis nos atraem mais! Não sei quem fica com o
papel de Sancho Pança, nesse texto, "com a licença de de Cervantes",
porém todos somos D.Quixote; Marta, Luiz, Kari, Elke quebra tarça e
eu. Pelo menos neste grupo que vai além dos tempos.
Não sei porque queimamos nossos pecados, talvez para cometer outros.
Servimos de escudo e somos, por vezes, protegidos.
O prédio com 5 andares com 1 por andar, ainda não saiu da prancheta de algum
arquiteto, mas tenho a convicção que Kari será o Síndico. Ele tem cara
de síndico!Lindooo! E todos juntos temos cara de amigos!!!!

Com todo meu amor,

Carla Vianna

Quem Confessa

Minha foto
Escritora iniciante, filósofa frustrada, psicóloga de botequim, jornalista por opção ou falta

Seguidores